As prioridades na hora de escolher um imóvel para morar podem variar muito de pessoa para pessoa. Para alguns, o mais importante é a localização. Para outros, a infraestrutura do prédio e as áreas em comum são o que mais contam. Mas então, o que é morar bem?
No fim, o que mais importa é morar em um local que supra suas necessidades e melhore sua qualidade de vida. Existem alguns critérios que podem te ajudar bastante na hora de escolher o seu novo endereço e a gente reuniu todos para você:
De nada adianta morar num apartamento gigante, por exemplo, se você não se sente seguro nos arredores. Tranquilidade não tem preço, por isso, antes de mais nada, é importante pesquisar sobre o bairro em que o imóvel está localizado – e, por que não bater um papo com moradores mais antigos da região?
Mesmo que você tenha carro, é sempre útil ter alguns serviços perto de casa, como mercados, farmácias e outros estabelecimentos que podem facilitar sua rotina. Já pensou ter que dirigir até um mercado só para comprar um ou dois itens que acabaram durante a semana? A dica é buscar apartamentos dentro do conceito de 15 minutes walk, onde a localização é pensada para acessar todos os serviços do bairro dentro de 15 minutos de caminhada. Assim, você bate a meta de passos diários sem esforço e ainda consegue resolver todas suas pendências em pouco tempo.
Procure bairros que além de toda a infraestrutura de serviços e comércio, também estejam perto de espaços de lazer – como parques, praças, cinemas, shoppings, restaurantes e bares. Dessa forma, fica mais simples passar um tempo de qualidade com quem você ama e ainda melhorar o orçamento no fim do mês economizando com gasolina e apps de transporte. Por isso, um fator que deve ser considerado na hora de decidir se um imóvel vale a pena ou não, é a localização.
Estar perto do transporte público é sempre conveniente, mesmo que você seja adepto à bike ou prefira usar o carro. Uma única estação de metrô ou ponto de ônibus pode dar acesso à toda a cidade, além de valorizar o imóvel.
Morar em um apartamento imenso não é sinônimo de morar bem. O que importa é que o imóvel acomode confortavelmente todos que moram ali e que promova um bom aproveitamento do espaço. Para duas pessoas, por exemplo, 70m² são suficientes, ainda mais se os cômodos forem bem pensados e distribuídos. Também é importante ficar atento à incidência de luz natural e amplitude do imóvel. Janelas grandes, varandas e um pé direito razoável são sempre bem vindos e afetam diretamente na sua percepção do apartamento.
Não deixe de prestar atenção na infraestrutura oferecida, tanto pelo apartamento quanto pelo prédio. Se você é ciclista, por exemplo, verifique se tem bicicletário. Caso você dirija um carro elétrico, pode ser interessante buscar algum prédio que ofereça tomadas para carregar.
Já falando do apartamento, além dos cômodos disponíveis, preste atenção em itens que podem facilitar – e muito – sua vida no dia a dia. Se você curte tecnologia, por que não procurar um apartamento que ofereça a possibilidade de automação?
Ter a possibilidade de tomar um sol ou fazer aquele churrasco com os amigos sem ter que se deslocar é uma grande vantagem. A área de lazer disponível no prédio pode aumentar bastante seu bem-estar e deve ser considerada na hora da escolha. Afinal, quem não gostaria de ter uma piscina à disposição durante o verão, né?
Dica extra: se possível, busque locais com bastante verde. Pode ser um bairro bem arborizado, um condomínio com jardins, um prédio com um terraço bacana ou um apartamento que tenha espaço para plantas (mesmo que pequenas). Além do valor estético, ficar perto de áreas verdes aumenta a sensação de aconchego e tem vários benefícios para a saúde.
O EOS 144, novo empreendimento da Darós, concentra todas essas características que podem melhorar sua qualidade de vida. Localizado no bairro da Tristeza, mistura tecnologia e espaços verdes para deixar a vida dos moradores melhor e mais prática. Além de ficar próximo a diversos serviços do bairro, como mercados, academias, escolas, mercados, praças, bancos e até à orla do Guaíba, todos os apartamentos são automatizados e contam com algum espaço ao ar livre – seja uma sacada, varanda ou terraço. Você pode saber mais sobre o empreendimento clicando aqui.