Os carros elétricos aos poucos vêm se tornando cada vez mais importantes no cenário automobilístico e na mobilidade urbana das cidades. Eles se traduzem como uma proeminente mudança em relação aos veículos abastecidos a gasolina e/ou a diesel por apresentarem os motores elétricos como fonte de propulsão. Isto é, o carro só funciona pois seus motores elétricos são alimentados pela eletricidade armazenada nas baterias recarregáveis, onde a energia elétrica é convertida em energia mecânica.
Os carros elétricos não produzem poluentes do ar, como o CO2, os óxidos de nitrogênio e outras partículas finas, logo, eles são ecologicamente corretos e colaboram para redução da poluição do ar e para o combate às mudanças climáticas. Além disso, eles diminuem a necessidade dos combustíveis fósseis, o que possibilita segurança energética e o uso de diferentes matrizes energéticas.
Considerando-se gastos a longo prazo, os carros elétricos se apresentam como uma alternativa mais eficiente e econômica, visto que os custos com energia são inferiores com relação aos combustíveis fósseis e eles também necessitam de menos manutenção por conta da simplicidade dos motores elétricos.
Os motores regidos à energia elétrica não apresentam o ruído característico dos motores a combustão, logo, também propiciam uma direção mais suave e silenciosa.
Os carros elétricos funcionam através da alimentação de suas baterias recarregáveis com eletricidade. Cada vez mais essas baterias estão evoluindo e estão com mais capacidade, sendo assim, o quanto um veículo elétrico consegue percorrer com uma única carga e sua autonomia só crescem.
Além disso, outras soluções tecnológicas também estão sendo progressivamente incorporadas nos carros elétricos, como sistemas de assistência ao motorista, conectividade e atualizações de software remotas.
Já os carros híbridos são os que utilizam motor elétrico em conjunto com o motor a combustão interna para funcionar. Suas principais características são:
Os carros híbridos funcionam tanto com um motor de combustão interna (como a gasolina e o diesel) quanto com um motor elétrico. Esses motores podem funcionar de forma independente ou em conjunto, dependendo das condições de condução.
A presença do motor elétrico ajuda a melhorar a eficiência de combustível, especialmente em situações de tráfego urbano e em baixas velocidades.
Por conta do uso conjunto do motor elétrico, carros híbridos tendem a produzir menos emissões de poluentes do ar em comparação com veículos a combustão.
A presença do motor elétrico pode aumentar a autonomia do veículo, permitindo a condução temporária em modo totalmente elétrico a baixas velocidades.
Morar em um empreendimento onde você pode carregar seu carro elétrico proporciona várias vantagens que podem tornar a sua rotina mais alinhada a um estilo de vida sustentável. Veja aqui 5 vantagens de residir em prédios com essa infraestrutura:
Como levantado anteriormente nesse artigo, os carros elétricos contribuem para redução das emissões de carbono, pois é uma alternativa ecológica aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Ter um carregador onde você mora permite que você carregue seu veículo de forma eficiente, usando energia limpa e renovável, o que ajuda a reduzir ainda mais sua pegada de carbono.
Se você possui um carro elétrico, ter um carregador no seu prédio possibilita um fácil acesso e, assim, você não precisa se deslocar até uma estação de carregamento pública para utilizar seu veículo. Você pode simplesmente conectar seu carro ao carregador no estacionamento do prédio, tornando o carregamento mais conveniente e rápido, e sem filas (!), como pode acontecer em estações de carregamento públicas.
Carregando seu carro elétrico no seu prédio, você economiza seu tempo, mas também o seu dinheiro. A recarga no seu prédio economiza tempo em relação a abastecer um carro a gasolina. Basta conectar o carro e continuar com suas atividades diárias.
Além disso, em muitos lugares, a eletricidade é mais barata do que a gasolina ou o diesel, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.
Ter um local onde você pode carregar o seu carro elétrico todos os dias, com fácil acesso, pode auxiliar no aumento do valor de mercado das unidades do empreendimento, pois seu imóvel já está preparado para as novas gerações de veículos e para o futuro.
Morar em um prédio com infraestrutura de carregamento de carros elétricos pode ser considerado um símbolo de estilo de vida moderno e ecologicamente consciente.
No entanto, é importante observar que a disponibilidade de carregadores de carros elétricos em prédios residenciais pode variar de acordo com a localização e a gestão do edifício. Portanto, se a possibilidade de carregar seu carro elétrico no seu prédio é uma prioridade na sua escolha de moradia, é aconselhável verificar a infraestrutura disponível antes de escolher seu novo lar.
Na Darós Incorporações, enxergamos a tecnologia como uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas, dando a elas mais autonomia e liberdade, sendo uma forma de trazer soluções que facilitem a rotina do morador.
Além disso, minimizar as emissões de carbono por meio de veículos elétricos é uma tendência que veio para ficar. Por isso, no EOS 144, já disponibilizamos espaço comum para carregamento de veículo elétrico e espera para instalação de estação nas vagas privativas.
Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade e tecnologia do EOS 144, é só clicar neste link.